segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Postura e mecânica dos movimentos


O alinhamento corporal e a eficiência nos movimentos estão diretamente relacionados com o bem-estar geral do indivíduo. Os exercícios que desenvolvem a força muscular e a flexibilidade, aliados a uma reeducação neuromuscular que favorecem uma melhor postura e eficiência mecânica dos movimentos. Cada grupo muscular deve ter suficiente nível de força para executar suas funções diárias, cada músculo deve ter suficiente relaxamento para executar suas funções com facilidade; As partes corporais devem apresentar uma flexibilidade que possibilite amplos movimentos; A percepção sinestésica deve ser bem desenvolvida.
A postura 100% correta é, Pés paralelos com peso distribuído igualmente, dobre os joelhos para evitar forçar as articulações, mantenha os quadris em um mesmo nível,mantenha o abdome ereto e contraído, mantenha a coluna alinhada, mantenha o peito ereto e levemente inclinado para frente, mantenha os ombros em uma mesma linha, mantenha a cabeça ereta com o rosto voltado para frente. Já a postura Adequada Sentada é, mantenha as nádegas e a parte superior das coxas como base de apoio, mantenha os pés em repouso sobre o chão, mantenha os joelhos flexionados, com a área poplítea livre da extremidade da cadeira, a fim de evitar interferência na circulação distal. Já deitado, enquanto dormimos a melhor maneira é de lado, com a pernas semi flexionadas e um travesseiro alto para manter o alinhamento da coluna cervical.
Os benefícios de uma boa postura são,Bom Equilíbrio / Aparência atraente ,Aumento da eficiência muscular, Menor fadiga, Menor índice de traumatismo ao sistema musculoesquelético.

- Dores nas costas
Geralmente a pessoa se queixa de uma DOR DIFUSA, na região baixa da coluna vertebral, próxima à cintura e acima das nádegas. A DOR no início pode ser leve e ir aumentando gradativamente, piora com os movimentos e melhora na posição deitada. A coluna parece "TRAVADA" e o doente , devido ao espasmo muscular na região lombar, anda com o corpo rígido ou encurvado. Aos mínimos movimentos surge uma DOR ou uma PONTADA e o doente pode referir uma "FALHA" na sua coluna ou nas pernas. DOR NAS COSTAS comum que todos nós conhecemos aparece principalmente pela manhã e melhora logo após você se levantar e começar a andar. Você sente DOR ao se curvar para lavar o rosto e sempre está em busca de uma melhor posição. Ela em geral desaparece e retorna no fim do dia e você não vê a hora de chegar em casa para tomar um chuveiro quente e se deitar, pois sabe que o alívio virá logo depois. Este quadro doloroso pode se tornar crônico e estar sempre presente ou desaparecer e reaparecer em intervalos variáveis. Ela surge após a pessoa ficar sentada ou de pé por algum tempo; você pode até querer interromper uma conversa para encontrar um lugar onde se encostar durante uma viagem, quando se fica no carro parado no transito ou mesmo durante uma sessão de cinema. Você começa a entendê-la e sabe até prever em que situações ela reaparecerá. Em certos casos ela é tão frequente que a pessoa se sente realmente doente, pode passar por períodos de DEPRESSÃO, torna-se ANTISSOCIAL e mal humorado. A DOR NAS COSTAS também pode ter início rápido e agudo, geralmente motivada por um movimento brusco referido como "MAU JEITO" ou queda.

Os fatores de risco para a DOR NAS COSTAS estão associados em geral, Ao tipo de trabalho;Ao condicionamento físico e à saúde em geral; À personalidade e ao estado do indivíduo na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário