segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Músculo e ação

São os músculos do nosso corpo que permite que nos movemos, ele que exerce força. São os músculos que nos permite uma postura ereta.
Cada músculo é um conjunto de fibras envolvidas por uma película de tecido conjuntivo, chamada de fibra muscular. Essa película envolve as fibras em três níveis, chamados de endomísio, perimísio e epimísio.
Existem três tipos de tecidos muscular no corpo humano,os que servem para sustentar e mover o corpo são chamados de músculos esqueléticos ou então de estriados, e estão ligados aos ossos por mio de tendões, eles são mais de 600 e fazem uma parte significativa do nosso corpo, cerca de 40% da massa dos homens e um pouco menos para mulheres. Tem também os músculos lisos, que fazer parte das paredes dos vasos e os órgãos internos, não respondem ao nosso comando, contraindo ou relaxando involuntariamente. E tem ainda o músculo cardíaco, que mesmo sendo parecido com o músculo estriado, também não depende da nossa vontade para contrair, sendo controlado por estímulos endócrinos e nervosos autônomos.
Os músculos tem o papel de converter energia química em força e trabalho mecânico. A energia usada na contração muscular é vinda da quebra de uma substância feita de ligações químicas altamentes energéticas: chamando de adenosina trifosfato. 

Nossos músculos são compostos por dois tipos principais de fibras musculares, geralmente chamadas de fibras vermelhas, e fibras brancas. A predominância de um ou de outro é dado pela genética da pessoa, isso quer dizer que corredor maratonista, já nasce com essa característica, ou seja, fibra vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário