terça-feira, 6 de novembro de 2012

Aptidão Cardiorrespiratória - Parte 2


Houve um aumento bem significativo em mortes envolvendo doenças cardíacas no Sec. XX, e há dois lados para esse aumento. Por um lado, teve o aumento na longevidade e o sucesso no combate de doenças infectocontagiosas; por outro, teve o aumento do sedentarismo, excesso de gordura e muito estresse. As principais doenças cardiovasculares são:

·         Acidente vascular cerebral (AVC);
·         Doença arterial coronariana (DAC);
·         Doença vascular perferica.

E há uma probabilidade maior de ocorrer essas doenças, se você tiver os fatores de risco determinados. Tem os não modificáveis, que são os relacionados a idade, ao sexo da pessoa e ao seu histórico familiar. E tem os  modificáveis, que são aqueles que podem ser revertidos para evitar possiveis doenças cardíacas. Os fatores de risco são:

1.       Níveis elevados de colesterol;
2.       Hipertensão arterial;
3.       Fumo;
4.       Inatividade física;
5.       Obesidade.

A prevenção continua sendo o modo mais eficaz de reverter esses fatores de risco. E no Brasil, cerca de 300mil pessoas morrem por ano por causa dessas doenças. Mudar a dieta, não fumar, controlar sua pressão, e fazer muitos exercicios aeróbicos são o melhor jeito de controlar esses fatores, apesar de ser difícil. E é recomendado fazer um exame médico preventivo, para saber se você tem ou não chances de ter doenças cardíacas, e também para saber o seu nível de condicionamento aeróbico.

Se tal atividade física não for muito intensa, o sistema cardiorrespiratório irá fornecer oxigênio para que esse músculo tenha a energia necessária para esse trabalho. Pessoas que praticam atividades aeróbicas regularmente são bem menos propenso de ter doenças cardíacas, comparado a pessoas inativas. E é bom fazer atividades aeróbicas desde cedo, porque alguns fatores de risco podem aparecer desde a infância.
Para planejar um programa de exercícios aeróbicos, tem que ser adequado às atividades nesse programa, levando em consideração o tipo de atividade, a intensidade e a duração, e elas tem que ser regulares e agradáveis. A prática dessas atividades, somadas a mudança de hábito sobre suas ações ao dia-a-dia, pode melhorar, e muito, seu condicionamento aeróbico, como por exemplo, o uso de escadas ao invés de elevadores e o uso de caminhadas ao invés do carro para lugares próximos.

Assim que começar o programa de exercícios, se você for uma pessoa com baixa aptidão, é necessário que haja uma progressão gradual conforme você for praticando. Para ampliar o sucesso desse programa, é necessário que se faça um exame médico preliminar, e orientação e conselhos do seu professor de Educação Física. Toda sessão de exercícios deve conter o seguinte:

1.       Aquecimento (8 a 10 minutos)
2.       Exercícios aeróbicos (20 a 40 minutos)
3.       Recuperação (5 minutos)
4.       Alongamento (± 5 minutos)
Para organizar um programa de exercícios, é necessário que o programa deva ser adaptado ao indivíduo, ou seja, pessoas com baixo condicionamento devem começar pouco-a -pouco.

Tabela do programa de exercícios

1.       Frequência                                                                                    3 a 5 vezes;
2.       Intensidade                                                                                   50 a 85% da FC máxima;
3.       Duração                                                                                        20 a 60 minutos;
4.       Atividades                                                                                    Corrida, caminhada, natação, etc.

Há muitos testes para definir a resistência aerobica de um individuo. Tem os testes máximos, que requerem um esforço intenso. Tem os submáximos, que não requerem um esforço intenso. Tem o direto, quando é usado equipamentos que medem o consumo de oxigênio diretamente. Tem os indiretos,que é medido o VO2 max a partir de outras medidas. E tem o de laboratório, que é aquele que é realizado em lugares controlados, com muitos equipamentos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário